Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2012

No Balaio da Gladys

Lendo os blogues alheios descobri um ponto em comum: todas adoram comprinhas de acessórios para artesanato!
E, é claro que eu não sou diferente...

Não resisti e comprei mais dois livros e quatro agulhas de crochê. Eu sei que não precisava, mas eu queria! Já estava namorando estes livros há muito tempo, mas a publicação era em inglês (e não tem gráficos), as receitas são todas escritas. Pensei: "Ainda bem que não tem gráficos, não vou comprar".

O tempo passou e fui fazer uma pesquisa no site do Bazar Horizonte, só para ver as promoções de fios. E olha só quem surge na minha frente traduzido...não só um, mas os dois livros que eu queria! 
Não resisti!
E já que estava comprando, aproveitei e adquiri 4 agulhas de crochê (adorei as cores) tamanhos 4,0mm, 4,50mm, 5,0mm e 5,50mm. Fazer o quê, não é?

****

Queria dividir com vocês a minha opinião sobre os livros:

Adorei! 

Eu gosto de livros que te apresentam variedades de pontos. E claro que estes apresentam, são 200 em cada publicação. Mas o que eu achei mais bacana é que a autora, Jan Easton, faz as combinações de pontos e cores. Squares (quadrados) diferentes que se casam lindamente. Parece patchwork.
Prestem atenção nos detalhes da fotos abaixo:

Primeiro o de Tricô



Agora o de Crochê



As fotos não estão boas porque o papel dos livros tem brilho.

Aprovadíssimos!!!

Falta é tempo para fazer alguma coisa!

****

E para não dizer que não tenho nenhum projeto em andamentos!
Tenho sim,  dois:
Um preto, com linha Anne, em ponto baixo dobrado, que só posso fazer na luz do dia. Sabe, aquele problema dos braços curtos, rsrsrsrs!

E outro em barbante, o ponto tirei o livro "200 Quadrados de Crochê" que posso fazer a noite!
Então o balaio está cheio. Só falta terminar para postar.

Ótimo fim de Semana!!!


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parceria Círculo

Parceiro é Parceiro!

Não sei se vocês repararam, mas agora faço parte da parceria Círculo
Não é todo tipo de parceria que eu acho legal, mas as linhas Circulo fazem parte da minha vida há mais de 30 anos. Então,  porque não?!?!  
Recebi um e-mail da Círculo com a nova Coleção QUATRO ESTAÇÕES PRIMAVERA/VERÃO 2013. Tem peças lindas que eu amei. Ótima ideias!

Além da coleção eles apresentaram esta linda peça:


A receita em breve estará no site da  Círculo, mas vou adiantando que ele é feito com os fios Romance e Sensual Classe. 

Abaixo o link com esta novidade da Círculo no links:

Lá tem também um buquê de noiva lindo feito com renda Tricô.

Grandes novidades e inspirações!
Aproveitem!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pegador de Panelas

Sempre que posso visito o blog FALANDO EM CROCRET da Sônia Maria. Na verdade visito, não é a palavra certa. É mais reciclagem, sempre aprendo alguma coisa. Na minha opinião um dos melhores blogs para quem quer aprender ou tirar dúvidas sobre a técnica.
Então, numa destas visitinhas, descobri o Ponto Baixo Dobrado. 
Resolvi tentar.
Como eu tinha barbante em casa, pensei: "vou fazer um tapete para colocar na porta do box do banheiro". Mas logo desisti da ideia porque pensei: "ponto baixo demora muito para crescer, imagina dobrado!!!"
Foi aí que vi um pegador de panelas matizado lindo que a Sônia Maria fez.  AQUI ela fez um esquema maravilhoso com mais explicações sobre o ponto e como ela aprendeu a fazê-lo.

Perfeito! Pequeno, rápido, ideal para treinar o ponto sem fazer amostras!



Comecei a tirar o ponto e no começo achei que não estava dando certo, mas a partir da 4ª carreira o ponto começa a se desenvolver rapidamente (apesar de ser ponto baixo dobrado).
A textura é muito diferente, é firme. Dá para inventar muitas coisas com ele. Ainda vou fazer um tapetinho com este ponto.

Fiquei fã!!!



AQUI o video que a Sônia Maria fez explicando como fazer o ponto. Uma aula maravilhosa!!!

Já estou fazendo outra peça com ele. Quando estiver pronta eu posto.

Ótimo Fim de semana a todos!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cesto Endurecido



Finalmente os cestinhos ficaram prontos. Não, não levou este tempo todo para secar!!! É que aconteceram alguns problemas com o tipo de endurecimento que usei. 
Bem, a goma com amido de milho alterou a cor das cestinhas e "apagou" o lindo azul do barbante. Parecia que as cestinhas  eram velhas e desbotadas. Então, fui obrigada  lavá-las e retirar a goma que já estava quase seca. 

Um trabalhão!!!!

Decidi fazer a termolina caseira. Aí sim, foi só sucesso!!! Não alterou a cor e ficou durinho como eu queria. 

Aprovadísssimo!!!



Como eu disse, na primeira postagem dos cestinhos, queria a fita preta e branca. Não encontrei um padrão que me agradasse, então eu juntei duas fitas, costurei e criei uma do jeitinho que eu queria.


Gostei muito do resultado.  



Aqui a primeira parte da postagem com as receitas das gomas que utilizei, inclusive a TERMOLINA CASEIRA.

Beijos!


Rio, 21/08/2012
P.S.: Resolvi atualizar esta postagem porque não falei muito sobre a Termolina Caseira, então resolvi complementar com a minha opinião sobre a mistura.

Receita da Termolina Caseira:

- 1/2 parte de álcool
- 1 parte de água
- 2 partes de cola branca

Misture tudo muito bem até ficar homogêneo. Aplique sobre a peça e aguarde a secagem ( a peça tem que secar "vestindo" o recipiente que servirá de molde, conforme expliquei na primeira postagem dos cestos).

Minha opinião sobre a receita


-Ela é super prática e usa materiais que normalmente temos em casa (água, cola, álcool;
- Sobrando um pouco da mistura, você pode guardar na geladeira num vidro bem tampado;
-Não demora muito para secar, acho que é mais rápido do que água;
- Não tem cheiro forte, como a resina;
- Se você vai usar o cesto para pôr alimentos a resina não é indicada, melhor usar a termolina;
- A termolina caseira depois de seca dá a peça um certo brilho discreto não precisando de envernizar, mas toda vez que lavar "talvez" você tenha que repassar a termolina (digo "talvez" porque ainda não lavei os cestos que fiz;
- Não altera a cor original da peça.

sábado, 11 de agosto de 2012

Porta Trecos

Passei aqui só para postar mais uns Porta-trecos. Nesta postagem eu tenho o tutorial dele. E aqui a postagem da colocação do forro. Acho que é uma ótima sugestão para lembrancinhas de Natal. As meninas adoram!


Gosto de fotografar as bolsinhas abertas porque sempre tenho o cuidado de combinar o forro com as cores da parte externa feita em crochê.

Ótimo Fim de Semana!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cesto Endurecido

Semana passada vi no Copy & Paste esta postagem. Embora os apliques sejam fofinhos eu me apaixonei foi pela cestinha. Fiquei doida para fazer. Sei que poderia fazer com as linhas que tinham em casa. Eram só utilizar fios duplos ou triplos, de acordo com o tamanhos ou o efeito que desejasse. Mas eu queria fazer de barbante e barbante azul. Na primeira oportunidade que tive passei no armarinho que fica entre o meu trabalho e minha casa. Não conhecia barbantes e aceitei a opinião da vendedora, embora que levei em consideração a cor que eu queria.  
Comprei o barbante abaixo, não sei se é o melhor, mas gostei de trabalhar com ele. Utilizei uma agulha mais fina do que a recomendada no rótulo. Usei a 2,00mm porque queria o ponto bem apertado. 

Comecei com um anel ajustável (já postei aqui como fazê-lo). E fiz 11 pontos baixos em torno do anel. Puxei o fio e ajustei até ficar perfeito.

2.carreira: trabalhe 2 pontos baixos em cada ponto baixo.
3.a carreira: no 3.° ponto trabalhe 2 pontos baixos.
Prossiga trabalhando dessa forma.
O número da carreira indica de3 quando em quando os pontos devem ser aumentados, ou seja, na 4ª carreira fazer 2 pontos baixos no 4º ponto, e assim sucessivamente.
 Os aumentos devem ser distribuídos por igual durante a execução da carreira. Começo e fim encontram-se no mesmo lugar.


Escolhi um pote (pode ser vidro, lata ou quaisquer outros recipientes que você tiver em casa). E comecei a medir o tamanho do fundo.


Fui aumentando o círculo de crochê até cobrir totalmente o fundo do pote.


Agora é só construir a parede lateral, em ponto baixo sem aumentos até a altura desejada, mas não esqueça de deixar o fundo do pote com o lado direito do ponto voltado para dentro do mesmo. Lembrando que ainda tem um passa-fita.

Como eu queria bem firme a lateral do pote resolvi fazer o passa-fita todo em ponto alto (me arrependi desta escolha recomendo que vocês façam 2 pontos altos e 1 correntinha).
Fiz como acabamento ponto caranguejo.



Fiz dois cestinhos um para cada filha. Pensei que seria bom ter na mesa dos computadores delas para por fones, cabos USB, cabos de Máquinas fotográficas. É sempre bom estas parafernálias ficarem a mão.

Agora vamos começar o processo de endurecer:

Protegi os potes (base) com filme de PVC.


Como eu comentei, anteriormente, eu fiz ponto alto para o passa-fita, mas agora eu tenho que endurecer e para os pontos não colarem resolvi passar o filme de PVC como se fosse uma fita (depois eu vou substituir com uma fita bonita.

Fiz uma pesquisa na internet para descobrir o melhor método de endurecer o crochê. São várias as formas.  Eu achei melhor a que as artesãs chamam de termolina caseira que vi aqui. Mas quando fui fazer descobri que minha cola não estava em condições de ser usada.

Então, nova pesquisa e descobri a receita com açúcar que parece excelente. Mas confesso que fiquei preocupada com formigas, moro em apartamento e não ia gostar nenhum pouco de ver minha área infestada de formigas. Quem quiser experimentar está neste blog.

A que usei: 


Descobri em vários blogs a receita do amido de milho:
250 ml de água
2 colheres de amido de milho
Leve ao fogo até engrossar e ficar transparente. Tire do fogo e acrescentar 100 ml de água e 2 colheres de álcool. Mexa bem e mergulhe a peça a ser endurecida. Encaixe bem no pote base e paciência, muita paciência, porque tem que esperar secar à sombra e só pode desenformar depois de totalmente seco.


Quando estiver seco e com a fita - quero a fita branca e preta - mostro aqui no blog.


Resultado final AQUI
Já vou avisando que não gostei do efeito da goma de Amido de milho. 



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Crochê na Decoração

Mais alguns gráficos digitalizados das minhas revistas. 
Espero que gostem e aproveitem.

Toalha em Abacaxi e Ponto Segredo



Revista: Diana Croché Filé - 1995


Adoro!!!!

Centrinhos

Coletânea de Centrinhos.

Esse primeiro eu já fiz.








Revista: Diana Croché Filé - 1995

Centrinho Quadrado

Esse eu já fiz! 
Ele é muito bonito. Eu uso o meu como toalhinha de cesto de pão. 

Fica lindinho! 

Revista: Diana Croché Filé - 1995